Imagine caminhar por uma trilha em meio à exuberante Mata Atlântica e descobrir quatro lindas cascatas ao longo do percurso: a Cascata do Quintal, a Cascata da Fonte, a Cascata Perfumada e, como grande destaque da aventura, a imponente Cascata da Nascente do Rio dos Sinos, com seus impressionantes 124 metros de altura. Essa é a experiência que espera por você em um dos atrativos naturais mais incríveis de Caraá, no Rio Grande do Sul, localizado na comunidade do Fraga.
Durante o passeio, você será acompanhado pelo Guia de Caraá pelo Sul, com condução de guia de turismo credenciado no Cadastur, proporcionando uma experiência segura, organizada e repleta de informações sobre a natureza, a história e as curiosidades da região.
A trilha leva você até um cenário preservado, próximo à nascente do Rio dos Sinos, onde a beleza da floresta e o som da água criam um ambiente inesquecível. É uma oportunidade perfeita para quem deseja se conectar com a natureza, registrar belas fotografias e viver uma verdadeira aventura no coração da Mata Atlântica.
Faça sua inscrição e venha descobrir por que a Trilha da Cascata da Nascente do Rio dos Sinos é um dos roteiros de ecoturismo mais procurados de Caraá.
📍 Horário de encontro: 08h30 da manhã em Caraá/RS.
📌 Local do encontro clique aqui ou a combinar.
⏳ Tempo de Tolerância ⏳ Prezados participantes, Para garantir a organização e o bom andamento da nossa atividade, pedimos a todos que respeitem o horário combinado. Teremos um tempo de tolerância de 15 minutos após o horário marcado. Após esse período, daremos início à atividade, pois precisamos cumprir o cronograma planejado. Agradecemos a compreensão e contamos com a pontualidade de todos! ⏰✨
🥾 Previsão de início da atividade: 09h30
🏞️ Previsão de término da atividade: 15h00
☕ Café Rural: 15h30
✅ Encerramento da experiência: 16h30
Investimento:
🗺️ Local: Colônia Fraga - Caraá/RS
🥾 Percurso: 4 km (ida e volta)
📈 Nível de dificuldade: médio a moderado
💪 Recomendado: bom preparo físico
🌿 Terreno: mata fechada, trechos escorregadios, passagens pelo leito do rio e experiência de aquatrekking.
🚫 Importante: a atividade não conta com carro de apoio durante o percurso.
✅ Acompanhamento com Guia de Turismo credenciado pelo MTur
🛡️ Caneleiras de proteção para maior segurança
📸 Fotos da experiência enviadas por link
🧾 Seguro aventura incluso
☕ Delicioso café rural ao final da atividade
❌ Itens não mencionados acima
🚐 Transporte até o local de encontro não incluso.
A trilha possui nível de dificuldade médio a moderado e exige bom preparo físico. Pessoas sem experiência podem participar, desde que estejam habituadas a caminhadas e sigam as orientações do guia.
Recomenda-se levar água, lanche leve, roupas confortáveis, calçado com boa aderência, protetor solar e repelente.
A realização da atividade depende das condições climáticas e de segurança. Em caso de necessidade, os participantes serão informados sobre eventual remarcação.
Não. O deslocamento até o ponto de encontro em Caraá/RS é de responsabilidade do participante.
Estão inclusos o acompanhamento de guia de turismo credenciado Cadastur, seguro aventura, perneiras de proteção, fotos da atividade e o café rural ao final do roteiro.
A participação de menores deve ser avaliada previamente, considerando o preparo físico e as características do percurso. Entre em contato para orientações específicas.